Blog posts

CARNAVAL DO RIO 2023: DESFILES DO PRIMEIRO DIA DA SÉRIE OURO

CARNAVAL DO RIO 2023: DESFILES DO PRIMEIRO DIA DA SÉRIE OURO

Variedades

Sete escolas abriram os desfiles da Série Ouro, nesta sexta-feira (17) de Carnaval, na Marquês de Sapucaí: Arranco do Engenho de Dentro, Lins Imperial, Vigário Geral, Estácio de Sá, Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos de Niterói e São Clemente.

Arranco de Engenho de Dentro

A escola que voltou para Série Ouro contou a história de Zé Espinguela, ideia do carnavalesco Antonio Gonzaga.  Zé Espinguela, figura importante na história do carnaval carioca, criou a primeira disputa entre escolas de samba em 1929. Na época, o desfile aconteceu na Rua Adolfo Bergamini, na Zona Norte do Rio, mesma rua onde está a quadra do Arranco. Zé, que também era um líder religioso, tinha um terreiro onde, atualmente, é a sede da agremiação. Para continuar na Série Ouro, a azul e branco do Engenho de Dentro, que celebra 50 anos de fundação este ano, apostou na própria história para brilhar na avenida reverenciando o legado das gerações anteriores.

Além de voltar às raízes, a escola também resolveu fazer mudanças no carnaval de 2023 e, pela primeira vez, a agremiação contou com uma intérprete para entoar o samba deste ano, formando uma dupla com Diego Nicolau.

Lins Imperial

Lins Imperial foi a segunda escola a desfilar e levou para a Avenida, sob uma abordagem contemporânea e em forma de manifesto, diferentemente de 1990, a história de João Francisco dos Santos, o Madame Satã, nordestino, preto e homossexual. O bicha malandro que, durante a primeira metade do século XX, fez da Lapa o seu mundo.

Hoje, suas histórias ainda habitam os becos e as vielas do bairro, sendo símbolo de reexistência. A escolha também vai ao encontro da agremiação ao falar sobre personalidades pretas e celebrar sua comunidade. O enredo faz parte da agenda dos 60 anos da escola, que será comemorado em março.

O cartaz, assinado pelo carnavalesco Edu Gonçalves, pelo designer Ney Júnior e pelo diretor cultural Igor Damásio, faz referência ao O Pasquim, jornal de grande circulação na época de Satã, que divulgava recorrentemente os causos envolvendo o bicha malandro, assim como ele se autointitulava.

Vigário Geral

Terceira escola a entrar na Marquês de Sapucaí no primeiro dia de desfile da Série Ouro do carnaval carioca, a Acadêmicos de Vigário Geral vai levar um enredo lúdico para a avenida depois de dois carnavais com críticas sociais. A escola da Zona Norte do Rio fez o público embarcar em uma viagem de volta à infância com o enredo “A Fantástica Fábrica da Alegria”, em alusão ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.

Na Fantástica Fábrica da Alegria de Vigário Geral, Samir, um menino da Zona Norte da cidade, sai pelas ruas do bairro em busca do famoso bilhete premiado, e o encontra. Mas diferente do filme, o bilhete dá acesso aos setores da escola de samba. No final, a criança pega sua fantasia rumo à passarela do samba.

Estácio de Sá

A Estácio de Sá levou as festas juninas da capital maranhense para a Sapucaí. A vermelho e branco apresentou o enredo São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração!, do carnavalesco Mauro Leite. A agremiação contou com a força de sua comunidade e a bateria de Mestre Chuvisco para brilhar na Avenida. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Feliciano Júnior e Alcione Carvalho, também fizeram um grande desfile. No entanto, as passistas desfilaram sem fantasia.

Unidos de Padre Miguel

Apresentando o enredo “Baião de Mouros”, assinado pelos carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves, a vermelho e branco da Vila Vintém retratou a influência árabe, Moura e muçulmana no nordeste brasileiro. A escola foi a quinta a cruzar a passarela do samba na primeira noite de desfiles da Série Ouro. A agremiação terminou sua apresentação com 55 minutos aclamada pelo público.

O desfile foi dividido em três setores, sendo o primeiro denominado “No Caminho da Estrela”, o segundo, “Sopram o Vento e a poeira da História” e o terceiro “Na Caminhada, na Cavalgada: A Meca Apoteose”. A leitura do quesito foi muito direta, os carnavalescos recorreram a analogias, além do uso de signos e símbolos de conhecimento geral, o que ajudou a contar a narrativa da melhor forma, por exemplo, foi observado o uso de xilogravuras, incensos, cactos e camelos nas alegorias.

Acadêmicos de Niterói

A Acadêmicos de Niterói foi a sexta escola a se apresentar na primeira noite de desfiles do Grupo de Acesso na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Estreando, literalmente, e em todos os sentidos num movimento surpreendente no Carnaval carioca, a agremiação de uma das cidades mais tradicionais da folia no Rio, mostrou ousadia ao trazer gigantismo nas alegorias e bons momentos ao longo do cortejo na pista.

Na esteira da comemoração dos 450 anos da Cidade de Niterói, a Acadêmicos de Niterói apresentou o enredo O Carnaval da Vitória.

Assim como o evento do Carnaval da Vitória, no ano de 1946 (no retorno dos festejos após o fim da Segunda Guerra Mundial), foi um momento de revolução e de estabelecimento de paradigmas para o Carnaval niteroiense, este enredo também foi usado como “a força de ser uma pedra base, sobre a qual irá se edificar a fundação da Acadêmicos de Niterói”.

São Clemente

Sétima e última escola a desfilar na primeira noite de desfiles da Série Ouro, a São Clemente apresentou o enredo “O Achamento do Velho mundo”, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira. Após mais de uma década no Grupo Especial, a Preta e Amarela não perdeu o porte da elite do carnaval e realizou um desfile leve e bem humorado, com destaque para a Comissão de Frente, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e o bom desenvolvimento e clareza do enredo. A agremiação da Zona Sul mostrou um reencontro com suas características e se colocou na briga pelo título. A irregularidade no canto em alguns momentos pode ser o único senão na apuração. A escola terminou sua apresentação com 55 minutos de duração, já ao amanhecer.

Sobre a autora

Magrinha de corpo e gordinha de alma. Carioca, redatora publicitária e chocólatra. Adora desbravar o universo gastronômico.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *