Blog posts

COMIDA DI BUTECO 2024: PELA PRIMEIRA VEZ, O RIO DE JANEIRO ELEGE TRÊS CAMPEÕES

COMIDA DI BUTECO 2024: PELA PRIMEIRA VEZ, O RIO DE JANEIRO ELEGE TRÊS CAMPEÕES

Variedades

Bastante aguardada pelo público e, claro, pelos concorrentes, a premiação do Comida di Buteco é sempre motivo de alegria, afinal, é dela que sai o grande vencedor. Porém, a 17ª edição do concurso tornou-se ainda mais especial: desta vez, foram anunciados três botecos vencedores. Em uma noite de muita expectativa, o boteco Nosso Canto consagrou o título de “Melhor Buteco da Baixada Fluminense”; o Palitus Bar foi considerado o “Melhor Buteco de Niterói” e a Peixaria Divina Providência venceu como “Melhor Buteco do Rio de Janeiro”.

Confira a lista com todos os premiados da noite:

Baixada Fluminense:

Campeão – Nosso Canto

Segundo lugar  – Pasta da Nona

Terceiro lugar –  Buteco do Cabeça

Niterói:

Campeão – Palitus Bar

Segundo lugar  – Pli On Board

Terceiro lugar – Alhos e Bugalhos Bar e Restaurante

Rio de Janeiro:

Campeão – Peixaria Dividna Providência

Segundo lugar  – Barão Chopp e Petiscos

Terceiro lugar – Tô na Mata

Quarto lugar – Folia do Boi

Quinto lugar – Dom Pedro

O Comida di Buteco 2024 aconteceu entre os dias 05 de abril e 05 de maio com 143 bares participantes — o recorde do Rio de Janeiro —, sendo 47 novatos. A grande novidade do concurso carioca foi a eleição de três campeões de circuitos distintos: Baixada Fluminense, Niterói e Rio de Janeiro. A competição ganhou tanta força no Rio que a organização entendeu que a sua maturidade no estado já permite três circuitos.

O valor do petisco foi nivelado em R$ 35,00 em todo o país e os critérios avaliados foram os mesmos em todos os bares: a higiene do bar, a temperatura da bebida, a qualidade do petisco e o serviço.

O slogan “Somos Todos Buteco”, que marca o ano de comemoração dos 24 anos de existência do concurso no Brasil, reitera o boteco como um protagonista da sociabilidade brasileira e um grande símbolo nacional. Do norte ao sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nesta eleição, que envolve mais de 1.100 butecos em 40 municípios diferentes.

Dinâmica  do concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Com voto popular e de jurados, é eleito o melhor boteco de cada circuito e, depois, o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias levam 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, assim como o voto dos jurados. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.

Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o ‘’Melhor Buteco do Brasil’’. E em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o ‘’Campeão Nacional. O Melhor Buteco do Brasil’’.

Bienalmente, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024 o tema é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os participantes que criaram cada um dos petiscos da edição 2024 do Comida di Buteco.

O concurso como a oportunidade de transformação socioeconômica

O Comida di Buteco tem a missão de “transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco é extensão de sua casa”.  Um dos principais denominadores comuns dos participantes é a presença do dono no local. São comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem a redes ou franquias.

Em 2023, o concurso bateu diversos recordes:

  • O marco histórico de um milhão de votos;
  • + de 10 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos;
  • + 300 milhões de reais de impacto na cadeia produtiva do ecossistema CDB;
  • Quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso;
  • Cerca de 10 milhões de pageviews no site;
  • 150 mil turistas presentes nos circuitos;
  • + de 10 mil empregos gerados.

Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso

O Comida di Buteco é viabilizado através do patrocínio deempresas que apostam na tríplice entrega do concurso. São eles: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares. Este ano, as marcas parceiras são:

CERVEJA OFICIAL:Amstel 

APRESENTAÇÃO: Piraquê

PROMOÇÃO: Globo

PATROCÍNIO:  Santander/Getnet, Coca-Cola

APOIO: Mccain, Zero Cal, Chandon, Rio Capital G20, Novotel, Unisuam, Copa Energia/Liquigás, Reserva 51.

APOIO INSTITUCIONAL: Abrasel, SEC de Cultura do Estado, SindRio, Teatro Claro Rio, NEOOH, Boxnet, Sympla.

Sobre a autora

Magrinha de corpo e gordinha de alma. Carioca, redatora publicitária e chocólatra. Adora desbravar o universo gastronômico.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *