Blog posts

RIO: Armazém do Café

RIO: Armazém do Café

Gastronomia, Variedades

A convite do Armazém do Café, fui conhecer a loja da Barra da Tijuca, localizada no Shopping Downtown e degustar um café da tarde. A primeira loja foi inaugurada em Ipanema, em 1997, com a proposta de se implantar um novo conceito em café – uma verdadeira cafeteria gourmet – com todo charme e qualidade de uma boutique especializada em cafés finos. Devido ao sucesso, foram inauguradas outras lojas, no Centro, Barra da Tijuca e no Leblon.

armazem-do-cafe

A loja da Barra é a maior das setes lojas e o espaço é bem agradável. Os clientes podem se acomodar tanto no interior da loja, quanto na parte externa. O cardápio é repleto de delícias, até demorei a decidir o que pedir. Depois de ver uma variedade de doces e salgados, resolvi provar o “Torpedo“, expresso da casa que vem com uma barra de chocolate mergulhada e vai derretendo aos pouquinhos, deixando o café ainda mais saboroso. Para acompanhar pedi Torradas Armazém com queijo parmesão e manteiga. Já minha irmã optou por saborear a borreca de queijo(massa de forno recheada com queijo minas e parmesão) e para beber, o expresso do Armazém com chantilly.

armazem-do-cafe-downtown

 Armazém do Café é famoso por oferecer grãos das mais nobres regiões produtoras brasileiras. Os grãos oferecidos pela casa são selecionados por safra, tipo, peneira e bebida. Lá é possível encontrar os cafés arábicas extrassuaves, exclusivamente brasileiros e trata-se do tipo mais puro.  Dentre esses cafés, destacam-se:

  • Café do Armazém: bebida suave, completa e com sabor equilibrado. “Blend” de cafés da Alta Mogiana Paulista, Sul de Minas e Cerrado Mineiro. 
  • Café Moka: bebida encorpada com sabor robusto. “Blend” de cafés do Cerrado Mineiro e Sul de Minas.
  • Café Samba: bebida suave, de gosto marcante e característico. Café do sul de Minas, maior região produtora de cafés finos. 
  • Café Rumba: bebida encorpada, com aroma marcante. Café do Cerrado Mineiro, região produtora de cafés diferenciados com indicação geográfica protegida.
  • Café Mambo: bebida suave, doce e muito leve. Qualidade superior. Café do sul de Minas, especial.
  • Café Conga: bebida levemente encorpada, aromática e saborosa. “Blend” de café do cerrado baiano, novo eldorado brasileiro de plantio de cafés arábicas.
  • Café Frevo: bebida encorpada, aroma e paladar silvestre. Café de Pernambuco, orgânico, natural, sem fertilizantes ou defensivos agrícolas.
  • Café Valsa: bebida encorpada, gosto aromático, café de excelente qualidade. Café da Alta Mogiana Paulista. 

armazem-do-cafe-coffee

Eu levei para casa o Café Rio de Janeiro e o Café do Armazém, ambos moídos na hora. Se você não é muito fã de café, pode saborear os chás, os chocolates cremosos, gelados ou quentes. Uma ótima opção de lanche da tarde.

Armazém do Café
Av. das Américas, 500, Bl 17 – Lj 138
Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ

Sobre a autora

Magrinha de corpo e gordinha de alma. Carioca, redatora publicitária e chocólatra. Adora desbravar o universo gastronômico.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *