Faltam apenas dois dias para São Paulo viver novamente toda a magia da Cidade da Música na segunda edição do The Town. Antes da aguardada abertura dos portões, o festival realizou nesta quinta-feira, 4 de setembro, seu evento teste no Autódromo de Interlagos, reunindo convidados, imprensa e equipe para uma prévia grandiosa do que está por vir. Durante o encontro, o público já sentiu o clima do festival que acontece nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.
Na parte da tarde, os jornalistas se reuniram na Cidade da Música para a coletiva que apresentou as principais novidades da edição de 2025. A ação contou com a presença de Luis Justo, CEO da Rock World; Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World; do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; de Ana Deccache, diretora de Marketing da Rock World; e de Beatriz Ruiz, gerente de patrocínios e eventos da Eisenbahn, patrocinadora master do festival. “Estamos a apenas dois dias de abrir os portões da Cidade da Música, e a expectativa é enorme. O que a gente quer aqui é que as pessoas sejam felizes. Toda essa festa é para conectar pessoas, para a gente olhar no olho e celebrar a vida de uma forma positiva, com muitas experiências e muita arte, muita cultura, muita música.”, comentou Roberta Medina logo na abertura.
Também presente na ação, o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, falou sobre o impacto do festival na cidade e sua importância para o turismo, cultura e economia local, incluindo a previsão de R$ 2.2 bilhões do impacto econômico e a geração de 26,3 mil empregos do The Town 2025. “Está tudo bem pensado para poder acontecer aqui em São Paulo um dos maiores eventos do mundo. Temos muito trabalho pela frente, até o último minuto. Tenho certeza de que vamos ter um resultado sensacional, econômico e financeiro. As pessoas que vierem aqui, vão sair querendo voltar.”
Ana Deccache reforçou os serviços para aproveitar cada segundo do The Town e destacou o cuidado em pensar cada detalhe para que o público viva a melhor experiência possível: “A gente é provocado o tempo inteiro pelo Roberto, nosso presidente, dizendo que a gente tem que ir com muito cuidado no detalhe, tem que olhar para cada coisinha da experiência, que se dá para melhorar, a gente pode melhorar, que até o último minuto dá para mexer e a gente faz isso. Então a gente quer muito que as pessoas cheguem aqui prontas para viver o melhor de tudo que a gente está criando para elas.”
Já Luis Justo, destacou a importância da integração entre música e ativações de marca, ressaltando como essa união amplia a experiência do público e fortalece o espírito de comunidade no festival: “A gente fica feliz da vida de ver enquanto vários artistas internacionais estão se apresentando, as pessoas também estão se divertindo junto com que as experiências que as marcas estão trazendo, porque cada vez mais elas entendem que fazer parte dessa grande comunidade, de trazer essa entrega de felicidade para as pessoas, faz parte também dessa atribuição mais do que apenas ser um parceiro.”
Representando a Eisenbahn, patrocinadora master do The Town, Beatriz Ruiz ressaltou a força da parceria entre marcas, organização e poder público na criação de experiências que vão além do entretenimento, proporcionando momentos únicos: “A gente está muito feliz de participar pela primeira vez com a Eisenbahn, como patrocinadora master do festival. A gente tem algumas novidades acontecendo esse ano. Estamos trazendo vários estilos diferentes de cerveja. Também temos muitas ativações, que as pessoas vão ver rodando no festival.”
Evento teste contou com uma programação intensa, que já deixou um gostinho do que vem pela frente
O encontro antecedeu a abertura dos portões para os convidados do evento teste, momento em que jornalistas e convidados puderam circular pelos espaços e sentir de perto a grandiosidade da operação montada na Cidade da Música. Capital Inicial, MC Hariel, Matuê, The Square Big Band, Tony Gordon, WIU e Cat Dealers foram os primeiros artistas a se apresentarem no festival em 2025. A The Tower Experience também fez sua estreiaT, com um espetáculo gigante. Durante o evento, o público conferiu de perto a operação de áreas como a Market Square – que nesta edição ganha ainda mais protagonismo com cardápio exclusivo assinado pelo renomado chef Henrique Fogaça –, além dos brinquedos que já são parte da experiência do festival, como a Roda-gigante, a Tirolesa, o Megadrop, a Montanha-russa e o Discovery, todos funcionando em clima de festa.
No Skyline, o público assistiu pela primeira vez o espetáculo “The Flight”. Cinco aviões comandados por experientes pilotos da Esquadrilha Céu formaram um balé no espaço aéreo próximo ao Autódromo de Interlagos. Em meio a acrobacias de tirar o fôlego, o espetáculo ganhou ainda mais impacto com os inéditos fogos diurnos sem explosão, que coloriram o céu da Cidade da Música em um show à parte.
Já a programação musical começou com tudo! O Skyline recebeu o show do Capital Inicial em um aquecimento para o que vem pela frente no dia 7 de setembro, quando a banda se apresenta no festival. Já na São Paulo Square, os convidados acompanharam a São Paulo Big Band em duas sessões, incluindo um encontro especial com Tony Gordon, além do espetáculo de dança do balé que vai compor o espaço. O Factory recebeu o rapper WIU, enquanto o Palco Quebrada abriu espaço para o Balé Quebrada e para o show de MC Hariel, que levou o público a cantar junto seus maiores sucessos. No Palco The One, Matuê, que está preparando um show grandioso para o fim de semana e sem revelar o que vai ser apresentado, subiu ao palco para agradecer a presença dos fãs.
Outro destaque foi a estreia da The Tower Experience, novo e inédito espaço que funcionará como o grande after da Cidade da Música. Durante os dias de festival, a experiência começa logo após o encerramento do Skyline e convida o público a mergulhar em uma fábula contemporânea protagonizada pelo dragão Drahan, localizado no topo da torre. Hoje o público pôde conferir a nova atração com Cat Dealers no comando. Fantasia e realidade se misturaram em um espetáculo com cenografia de tirar o fôlego, que inclui uma base cenográfica de 285 m² com espelho d’água e piscina de 2.800 litros, intensificando o impacto visual.
Encerrando o evento teste, o já tradicional show piromusical fechou a apresentação com 1.600 disparos de fogos de artifício coloridos sincronizados com uma música de dois minutos, criando uma experiência audiovisual emocionante para todos que acompanhavam o momento único.
Confira as opções de transporte para chegar ao The Town
Nesta segunda edição do The Town, a Cidade da Música está pronta para receber fãs de todos os cantos nesta edição. Em 2025, todos os caminhos levam ao The Town – que agora conta com quatro opções oficiais de transporte para os fãs: o Trem Expresso The Town, serviço que traz mais agilidade e comodidade até a chegada ao Autódromo de Interlagos; o Ônibus The Town Express, modalidade metropolitana com embarque e desembarque em terminais estratégicos da cidade de São Paulo; metrô e trens funcionando 24 horas; e o The Town Primeira Classe, único meio com embarque e desembarque dentro da Cidade da Música.
Com foco na maior segurança e comodidade do público, as ruas do entorno do Autódromo estarão bloqueadas para a entrada de veículos não identificados, incluindo carros de aplicativo e táxis. Por isso, a organização do The Town recomenda o uso dos serviços oficiais para uma experiência ainda mais inesquecível na Cidade da Música.
Público deve ativar ingresso no Quentro para entrar na Cidade da Música
Antes de chegar ao The Town, o público deve fazer a ativação ou transferência de ingressos para acessar a segunda edição do festival. A organização informa que o acesso à Cidade da Música será realizado exclusivamente por meio do aplicativo Quentro, disponível para Android e iOS. Para garantir uma experiência segura, prática e sustentável, todos os ingressos digitais deverão ser baixados e ativados diretamente no app. Fique atento ao seu e-mail cadastrado na Ticketmaster, pois todas as instruções sobre ativação, acesso e transferência dos ingressos também foram enviadas por lá.
Cidade da Música chega repaginada e com novidades para a segunda edição do The Town
Em uma área total de 460 mil m², equivalente a 70 campos de futebol, que engloba público e operação, a Cidade da Música já começa a tomar forma. O The Town conta em sua estrutura com 16 mil m² de grama sintética, 771 containers, 2.261,50 m² de painéis de LED – mais que o dobro utilizado na primeira edição – e impressionantes 150 quilômetros de fios elétricos, o suficiente para cobrir a distância entre o Autódromo de Interlagos e o estado de Minas Gerais. Para garantir conforto, o festival contará com oito ilhas de banheiros, totalizando 288 mictórios e 774 cabines, além de cinco ilhas de hidratação, cada uma com dois containers e 28 pontos de água, somando 140 pontos em toda a Cidade da Música.
Recebendo quatro shows por dia de grandes artistas nacionais e internacionais da música, o gigante Skyline, que mantém o lugar da edição anterior, já chama atenção por si só com sua cenografia inspirada nos arranha-céus de São Paulo, composta por 15 edifícios icônicos da cidade, feitos com chassis metálicos e acabamento em ACM aço escovado e policarbonato. Com 90m de largura por 40m de altura, o palco chega ainda mais robusto em 2025, com impressionantes 546m² de LED – 300 m² a mais do que a quantidade utilizada na primeira edição. A estrutura total soma 440 toneladas, sendo 21,7 toneladas apenas de cenografia. O Skyline será o ponto de encontro dos nomes mais esperados do festival, como Travis Scott, Green Day, Backstreet Boys, Mariah Carey e Katy Perry, que lideram a lista de headliners da segunda edição.
O palco The One também terá uma cenografia de tirar o fôlego. Inspirado nos grandes museus de arte de São Paulo, o palco traz com uma cenografia composta por chassis estruturais em formato de cubos com acabamento em PVC expandido e painéis de LED ao fundo. Com 75m de largura por 27m de altura, a estrutura impressiona com seus mais de 30 telões de LED. Ao todo, são 320 toneladas de estrutura e 26 toneladas dedicadas à cenografia. Em 2025, o The One ganha uma nova localização: estará no espaço que, em 2023, abrigava o Megadrop, em frente ao local em que ficava o The Town Club Lounge. O palco agora conta com um amplo anfiteatro natural, garantindo uma visão privilegiada dos shows. Com quatro apresentações por dia, o espaço receberá performances nacionais e internacionais originais e exclusivas, que vão levar a música além da música em diversos momentos.
Outro destaque é a São Paulo Square, um espaço que homenageia a origem da cidade com uma cenografia inspirada em sete arquiteturas históricas marcantes da metrópole e na região em que São Paulo foi fundada. Carregando uma trilha sonora composta, principalmente, por jazz e blues, o espaço terá quatro apresentações por dia, além de performances de rua que completam a atmosfera vibrante da área. A cenografia representa sete edificações históricas da capital, distribuídos em cerca de 1.300 m² de fachadas construídas em fibra de vidro, com uma tonelada de estrutura metálica. Com 75m de largura por 18m de altura, o projeto utiliza aproximadamente 32 toneladas de material cenográfico. A estrutura conta ainda com uma boca de cena de 10m de largura por 5m de altura. O palco, sucesso na primeira edição, também ganhou uma nova localização e ficará no local onde estava o The One em 2023.
Inspirado nos antigos galpões das fábricas da zona industrial da cidade, o Factory se transforma em um verdadeiro palco para grandes talentos da música nacional. Em 2025, o espaço passa a ocupar o espaço que era da São Paulo Square e ganha uma área de anfiteatro natural mais ampla, permitindo que o público aproveite cada segundo dos shows. Com 102m de largura por 16m de altura, sua cenografia conta com 6,5 toneladas e traz fachadas que remetem aos antigos galpões das fábricas da zona industrial de São Paulo.
Em 2025, o The Town ganha um novo palco cheio de identidade: o Quebrada, que vai celebrar a potência das periferias com muita música, cultura e arte. Este será um palco vivo, que nasce como uma grande tela em branco que começa a ganhar vida antes mesmo do início do The Town e segue sendo grafitada e pintada ao longo dos dias de festival por artistas da periferia, diante dos olhos do público, até se transformar em uma obra de arte vibrante, coletiva e cheia de potência. A cenografia, que também traz elementos das áreas urbanas periféricas – como casas, escadas, caixas d’água e postes –, pesa impressionantes 14,15 toneladas e é composta por chassis metálicos com acabamento em fibra de vidro e pintura artística. O palco, que estará localizado ao lado do The One, tem 47m de largura por 17m de altura, com uma boca de cena de 12,75m de largura por 7,60m de altura. Com uma programação potente ao longo dos cinco dias de festival, o Quebrada trará diversas apresentações marcantes por dia, além de performances de rua que completam a atmosfera vibrante do espaço e emocionam o público.
Entre as grandes novidades de 2025 está a The Tower Experience, uma das experiências mais impactantes já vistas em um festival no mundo. A estrutura cenográfica é uma torre de aproximadamente 25m de altura, construída em estrutura metálica revestida em ACM, com 16m de largura e composta por 352 m² de painéis de LED. As performances acontecem sobre um espelho d’água iluminado, que combina efeitos de fogo, luz e som com projeções e sistemas visuais integrados. Toda a estrutura é sustentada por uma base cenográfica de 285m2, que abriga uma piscina com capacidade para 2.800 litros de água. Um dos grandes destaques da cenografia é o dragão animatrônico “Drahan”, elemento cênico que vai impressionar o público com sua presença e movimento. Possuindo 15m de comprimento e uma envergadura de asas de 13,5m, o dragão se move em tempo real e interage com os fãs, sendo o centro de uma narrativa que guia o espetáculo. Ao todo, serão 120 artistas em cena, incluindo a Orquestra Sinfônica Heliópolis, um corpo de balé com direção coreográfica de Mariana Barros, figurinos assinados por Fábio Namatame, um coral com vozes potentes, além dos DJs Victor Lou, GBR, Cat Dealers, Dubdogz, Liu e ANNA, que assumem a música do local ao fim de cada noite do festival, logo após o encerramento do Palco Skyline no maior after de todos os tempos.
A montagem da Market Square também avança, com um espaço gastronômico sofisticado de 2.870 m², ideal para quem busca uma experiência diferenciada dentro do festival. O espaço, que terá uma nova posição próxima à área que antes pertencia ao Factory, contará com um menu exclusivo criado especialmente pelo renomado chef Henrique Fogaça. Com seis restaurantes, diferentes quiosques e opções de bebidas e comidas que dão água na boca, a Market Square será coberta e climatizada, com capacidade para até cerca de 2.000 pessoas simultâneas. Nesta edição, o espaço ainda ganha o Beer Garden: uma ampla varanda de 500 m² com vista para a Cidade da Música, equipada com diversas mesas para sentar e esticar as pernas.
Para quem busca adrenalina, o The Town 2025 também vai contar com atrações de entretenimento que prometem deixar a experiência ainda mais completa. Entre os brinquedos disponíveis estão o Megadrop, com 30m de altura; a Montanha Russa, que atinge 65 km/h, tem 14m de altura, 19,75m de largura, 43,2m de comprimento e capacidade estimada de 550 passageiros por hora; a Roda Gigante, com 36m de altura e embarque de quatro gôndolas por parada; o Discovery, com 20m de altura, 14m de largura, 17m de comprimento e capacidade para 40 pessoas; e a Tirolesa, que parte de uma torre com 22m de altura e percorre 200m de extensão.
Outra novidade para este ano será um espetáculo aéreo no céu da Cidade da Música: o The Flight. Responsável por proporcionar diversos espetáculos de tirar o fôlego, a Esquadrilha Céu executa demonstrações aéreas em vários eventos pelo Brasil, exibindo manobras acrobáticas de voo em formação. As atividades da marca tiveram início no ano de 2011, no antigo Clube Céu, às margens da Lagoa de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e desde lá os pilotos já acumularam mais de 25.000 horas de voo. O público poderá conferir o espetáculo em todas as datas do The Town.
Confira as opções de transporte para chegar ao The Town
Nesta segunda edição do The Town, a Cidade da Música está pronta para receber fãs de todos os cantos nesta edição. Em 2025, todos os caminhos levam ao The Town – que agora conta com quatro opções oficiais de transporte para os fãs: o Trem Expresso The Town, serviço que traz mais agilidade e comodidade até a chegada ao Autódromo de Interlagos; o Ônibus The Town Express, modalidade metropolitana com embarque e desembarque em terminais estratégicos da cidade de São Paulo; metrô e trens funcionando 24 horas; e o The Town Primeira Classe, único meio com embarque e desembarque dentro da Cidade da Música.
Com foco na maior segurança e comodidade do público, as ruas do entorno do Autódromo estarão bloqueadas para a entrada de veículos não identificados, incluindo carros de aplicativo e táxis. Por isso, a organização do The Town recomenda o uso dos serviços oficiais para uma experiência ainda mais inesquecível na Cidade da Música.
Público deve ativar ingresso no Quentro para entrar na Cidade da Música
Antes de chegar ao The Town, o público deve fazer a ativação ou transferência de ingressos para acessar a segunda edição do festival. A organização informa que o acesso à Cidade da Música será realizado exclusivamente por meio do aplicativo Quentro, disponível para Android e iOS. Para garantir uma experiência segura, prática e sustentável, todos os ingressos digitais deverão ser baixados e ativados diretamente no app. Fique atento ao seu e-mail cadastrado na Ticketmaster, pois todas as instruções sobre ativação, acesso e transferência dos ingressos também foram enviadas por lá.
O ingresso custa R$ 975,00 a inteira e R$ 487,50 a meia–entrada e não há cobrança de taxa de conveniência. Haverá checagem de documento que comprove o benefício de meia–entrada nas entradas do festival. Em caso de não comprovação, o usuário do ingresso poderá complementar o pagamento do ingresso ou card em seu valor integral nos pontos de atendimento para meia–entrada (SAC meia–entrada). Os grupos que têm direito ao benefício são: maiores de 60 anos; estudantes de ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular; jovens pertencentes a famílias de Baixa Renda (com idades de 15 a 29 anos); pessoas com deficiência (e um acompanhante); professores das Redes Públicas Estadual e Municipais de Ensino de São Paulo; e aposentados. Para evitar filas, a organização indica que o documento esteja em mãos ao se dirigir até a catraca. Saiba qual documento é indispensável para cada categoria:
- Maiores de 60 anos: Documento de identidade oficial com foto;
- Estudantes de ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular: Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela ANPG, UNE, Ubes, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, conforme modelo único nacionalmente padronizado. Os elementos indispensáveis da CIE são: nome completo e data de nascimento do estudante; foto recente do estudante; nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado; grau de escolaridade; e data de validade até́ o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição. Não serão aceitos em nenhuma hipótese boleto bancário ou comprovante de mensalidade;
- Jovens pertencentes a famílias de Baixa Renda (com idades de 15 a 29 anos): Carteira de Identidade Jovem, emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto;
- Pessoas com Deficiência (e um acompanhante): Documento de identidade oficial com foto e Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar no 142, de 8 de maio de 2013 ou laudo médico atestando a deficiência com o número da CID;
- Professores das Redes Públicas Estadual e Municipais de Ensino de São Paulo: Professores, Diretores, Coordenadores pedagógicos, Supervisores e Titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes públicas estadual e municipais de ensino de São Paulo – Apresentação da carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação ou pela apresentação do holerite do servidor (comprovante de pagamento do salário);
- Aposentados: Comprovação da condição de aposentado mediante a apresentação de documento hábil (exemplo: apresentação de documento de identidade oficial com foto e/ou cartão de benefício do INSS que comprove a condição).
Na venda de ingressos do The Town para o público em geral, os clientes podem comprar até 04 (quatro) ingressos de Gramado por dia de festival em seu CPF, sendo no máximo 1 (uma) meia–entrada para cada dia. Exclusivamente, Pessoas com deficiência poderão selecionar, além do seu ingresso, 01 ingresso meia–entrada adicional para o seu acompanhante para cada dia comprado. Respeitando o limite de no máximo 04 ingressos por dia de festival em seu CPF. Máximo de 20 (vinte) ingressos por CPF.
O pagamento pode ser efetuado com PIX e cartões de crédito. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Itaucard, Credicard, Hipercard e Iti poderão parcelar sua compra em até 8x sem juros. Nos demais cartões aceitos, o pagamento poderá ser feito em até 6x sem juros.
A classificação etária do evento é de 16 (dezesseis) anos. A entrada de menores de 16 (dezesseis) anos será permitida desde que estejam acompanhados dos pais ou representantes legais.
Sobre o The Town
A primeira edição do The Town, festival dos mesmos criadores do Rock in Rio, aconteceu em setembro de 2023 e entrou para a história e para a agenda oficial dos eventos paulistanos! Para 2025, nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro o espetáculo promete ser ainda maior. Sendo considerado o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, o The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 360 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente renovada para a melhor experiência do público.
Na primeira edição, foram meio milhão de pessoas em cinco dias, 220 ativações, 125 shows, nove ambientes, seis palcos, um musical, 235 horas de experiência e uma semelhança inacreditável com a primeira edição do Rock in Rio, lá em 1985. Nomes da música nacional e internacional se apresentaram nos palcos do festival, como Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters. Neste ano, Travis Scott, Green Day, Backstreet Boys, Mariah Carey e Katy Perry são os headliners do Skyline.
A cenografia da Cidade da Música foi cuidadosamente projetada para refletir a rica cultura e arquitetura de São Paulo. O palco Skyline, inspirado nos icônicos prédios da cidade, recebe artistas do mundo inteiro, compondo as quatro atrações do dia. Já o The One, com um cenário inspirado nos museus de arte da capital, vai promover grandes encontros e reflexões artísticas. A São Paulo Square veio inspirada na região em que a cidade de São Paulo foi fundada, em prédios históricos com arquiteturas icônicas de São Paulo, enquanto o Factory traz um toque industrial, inspirado em antigos galpões, proporcionando um ambiente único para as apresentações. No palco Quebrada, espaço totalmente novo no festival, o público vai celebrar a autenticidade das periferias brasileiras. Outra novidade deste ano é a The Tower Experience, que vai levar a plateia em uma viagem pela história do dragão Drahan, embalada por muita música e efeitos especiais.
O The Town também se destacou em 2023 pelo compromisso com a sustentabilidade, orientado pelos pilares de Sonhar e Fazer Acontecer da plataforma “Por Um Mundo Melhor”, que nasceu a partir do Rock in Rio e, hoje, é uma área consistente dentro da Rock World. The Town foi pioneiro na utilização de 472 mil copos reutilizáveis durante os cinco dias de evento, evitando a geração de 10 toneladas de resíduos. Em parceria com a ONG Gerando Falcões, a Gerdau e a Fundação Grupo Volkswagen, o The Town lançou o projeto Favela 3D, voltado para o desenvolvimento social da Favela do Haiti, em São Paulo. Por meio de uma metodologia escalável e sustentável, 290 famílias estão sendo impactadas por ações que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado, ao longo de dois anos. Ao completar um ano, a Favela do Haiti celebrou o pleno emprego.
A primeira edição do The Town teve um impacto econômico significativo, gerando R$ 1,9 bilhão para a cidade e criando mais de 23,4 mil empregos. Com uma comunicação que atingiu 145 milhões de pessoas e provocou 2,21 milhões de conversas nas redes sociais, The Town se consolidou no calendário cultural e econômico do país.